Close

Sabia que a virtualização de Data Center pode ser a solução ideal para ajudar a sua empresa a lidar com os desafios da era digital de forma muito mais assertiva e eficaz? Quer saber mais? Continue conosco!

A tecnologia, sem dúvidas, tornou-se o ingrediente principal nas estratégias de negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a eficiência da TI é um requisito fundamental para o sucesso empresarial. Nesse cenário, em que prevalece a tendência de hiperconvência, a virtualização de Datacenter é uma estratégia altamente eficaz e, por isso, cada vez mais implementada nas organizações.

De fato, as tecnologias e soluções atuais, como Big Data, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, dentre outras, impõe demandas que um Data Center tradicional não consegue atender.

Isso fica evidente ao analisar o relatório do Forbes Insight, intitulado “The Data Center of the Future”, no qual apenas 11% dos executivos e 1% dos engenheiros de dados disseram que seus data centers estão à frente da curva e preparados para volumes maiores de dados.
O grande desafio para as empresas na era digital passou a ser a necessidade de ter uma infraestrutura capaz de suportar novas demandas e tecnologias, que se modificam a uma velocidade cada vez maior.

Nesse sentido, a virtualização de Data Center pode ser a solução ideal para ajudar as empresas a lidar com os desafios da era digital de forma muito mais assertiva e eficaz. Continue a leitura para saber mais!

Em que consiste, de fato, a virtualização de Data Center?

Os Data Centers tradicionais evoluíram progressivamente para Data Centers virtuais. Isso significa que, além dos equipamentos físicos, eles também hospedam várias máquinas virtuais.

A virtualização de servidores físicos pode trazer muitos benefícios para as empresas, e permite que os Data Centers Virtuais forneçam soluções flexíveis e escaláveis, com alta disponibilidade e customização, de acordo com as necessidades individuais do negócio.

Basicamente, essa abordagem está impulsionando a eficiência de vários ângulos, incluindo design de data center, atualizações de plataforma, modernização de aplicativos e infraestrutura.

Além disso, a virtualização de Data Center permite que as empresas sejam mais responsivas, o que significa que elas podem lidar com mudanças bruscas de demanda de forma rápida e assertiva.

Para ser mais específico, os benefícios dessa estratégia podem ser identificados em todas as formas de virtualização, como virtualização de servidor, virtualização de desktop, virtualização de rede, etc.

Assim, as empresas passam a ter todos esses atributos gerenciáveis por softwares, o que permite adequar a sua infraestrutura rapidamente às necessidades de cada momento.

Quais os benefícios da virtualização de Data Center?

Conheça a seguir mais detalhadamente algumas das principais vantagens de virtualizar o Data Center de sua empresa!

1. Redução de custos

Devido à virtualização, você pode reduzir diversos custos. Por exemplo, com redes, servidores, armazenamento e dispositivos gerenciados por software, você pode reduzir sua equipe de TI, ou empregar seus esforços em atividades de maior valor agregado.

Além disso, os custos de compra, manutenção e substituição de hardware de TI, sabidamente muito caros, são drasticamente reduzidos.
Segundo dados do estudo realizado pela Forrester nos EUA, uma empresa típica conseguiu desativar 37% de seus servidores físicos existentes, o que ajudou a economizar mais de 1 milhão de dólares em gastos com manutenção ao longo da vida útil dos equipamentos.

2. Gerenciamento simplificado

A virtualização de Data Center simplifica o gerenciamento da infraestrutura, uma vez que tudo pode ser controlado por meio de interfaces que oferecem visibilidade abrangente de sua infraestrutura.
Além disso, essa abordagem permite administrar as máquinas e dispositivos remotamente, com facilidade e em tempo real.

Dessa forma, é possível responder rapidamente a quase todos os tipos de problema sem a necessidade de deslocar colaboradores ou despender maiores esforços.

3. Otimização de recursos

Outro benefício da virtualização de Data Center é a oportunidade de otimizar recursos, tanto a nível de hardware como virtual, e tornar o sistema mais flexível e funcional.

Grande parte das empresas precisam contar com a uma infraestrutura que ofereça recursos mais que o necessário para atender a demanda atual dos negócios. Isso acontece porque é preciso estar preparado para responder a aumento de carga de trabalhos sem comprometer a operação.

No entanto, com isso, as empresas passam a ter diversos custos desnecessários, em função da ociosidade de equipamentos, que podem nunca ser utilizados de forma plena durante a sua vida útil.

Com a virtualização de Data Center esse problema não acontece, pois as empresas podem aumentar ou diminuir seus recursos de rede, servidores, armazenamento, etc, conforme a sua necessidade.

Isso também gera uma otimização dos custos, uma vez que você paga apenas pelos recursos realmente usados.

4. Segurança aprimorada

Contando com uma solução de virtualização de Data Center de ponta, você pode se beneficiar de um alto nível de segurança de sistemas e proteção de dados avançada.

Por exemplo, qualquer implementação de sistemas relacionada a soluções de Disaster Recovery e continuidade dos negócios pode ser feita e gerenciada de forma rápida e eficiente.

Uma vez que as máquinas, redes e recursos podem ser gerenciados por software, é possível implementar esse tipo de solução de forma estratégica e assertiva.

5. Atualização continuada

A tecnologia muda rapidamente e manter-se atualizado pode ser, de fato, muito caro para as empresas.
A virtualização de Data Center coloca à disposição dos clientes a melhor tecnologia disponível no mercado a um custo menor do que modificar toda a estrutura sempre que precisar implementar soluções mais atuais.

6. Disponibilidade e escalabilidade

As máquinas virtuais permitem alta escalabilidade de recursos e são caracterizadas por uma disponibilidade superior em relação ao equipamento físico.

Sem falar que elas são redundantes, o que significa que, caso ocorra algum problema, sua carga de trabalho é redirecionada para outra VM, evitando lentidão e interrupções.

Da mesma forma, sua empresa passa a contar com recursos como largura de banda, capacidade de armazenamento e processamento altamente escaláveis.

Ou seja, você pode redimensionar essas recursos de acordo com a necessidade momentânea de sua empresa. Essa facilidade garante uma operação muito mais fluída e uma otimização dos gastos.

Como implementar uma estratégia de virtualização de Data Center?

O Data Center pode ser visto como o coração de uma empresa. É ele que mantém todos os departamentos funcionando e leva os dados e recursos para que cada usuário possa executar suas atividades adequadamente.

Por isso, a implementação de uma estratégia de virtualização de Data Center deve ser feita de maneira cuidadosa, assertiva e muito bem planejada.

Além disso, é necessário implementar as soluções de virtualização de qualidade, que permita à sua empresa obter todos os benefícios dessa estratégia.

Logo, fica evidente a necessidade de contar com uma assessoria especializada, que possa identificar os desafios de sua empresa e, assim, ajudá-la a implementar uma solução sob medida.

Nesse sentido, você pode contar com Netcenter, uma empresa especializada em capacitar as empresas para utilizarem as melhores soluções de TI estrategicamente em suas operações.

Entre em contato agora mesmo e permita que nossos especialistas ajudem a sua empresa no processo de virtualização do seu Data Center.