Close
6 Consequências da Falta de Proteção de Dados na Empresa

Garantir a segurança dos dados de uma empresa é uma das maiores preocupações dos profissionais da Tecnologia da Informação atualmente. Somente no último ano, o número de dados roubados no Brasil subiu de 3.900 para 85.400, um prejuízo de R$ 4,31 milhões, segundo o relatório Cost of Data Breach Study 2016, feito pelo Instituto Ponemon a pedido da IBM.

A falta de proteção de dados pode gerar grandes prejuízos financeiros para uma organização, além da perda de credibilidade e da confiança da empresa no mercado. Conhecer os riscos relacionados a falhas na segurança das informações é fundamental para que ações de prevenção sejam colocadas em prática.

Pensando nisso, elencamos 6 consequências da falta de proteção de dados na empresa. Confira:

1- Vazamento de dados

O vazamento de dados confidenciais de uma empresa representa um dos principais problemas quando falamos em segurança da informação.

O acesso por terceiros a dados relativos a clientes, planos de negócios, estratégias, projetos, contratos, entre outros, vão gerar prejuízos financeiros e de imagem, podendo comprometer toda a estrutura da organização.

2- Perda de confiança

Em casos de violação dos dados confidenciais que uma empresa detém, seus clientes serão afetados, e isso vai levar à perda de confiança e, muitas vezes, à perda do próprio cliente.

É muito importante destacar que, quando uma empresa acumula dados de seus clientes, que vão desde informações pessoais até o histórico de compras, padrões de consumo, entre outras informações, ela tem também a responsabilidade de mantê-los seguros e confidenciais.

O mesmo vale para dados de fornecedores e funcionários da empresa que, se expostos de alguma forma, podem gerar outras consequências, como as ações judiciais de que vamos falar a seguir.

3- Ações judiciais

As ações na Justiça também aparecem como uma das principais consequências da falta de proteção de dados de uma empresa.

Ações com pedidos de indenizações em casos de vazamento de dados pessoais em poder da empresa, principalmente se houver comprovação de irresponsabilidade da organização em relação à segurança das informações, vão causar prejuízos financeiros e de imagem para a companhia.

4- Danos à imagem

A falta de proteção dos dados por parte de uma empresa, como já mencionado, resulta em grandes prejuízos à imagem da organização no mercado, que vai perder credibilidade com seu público.

Isso vai afetar tanto os negócios já existentes como os futuros, uma vez que haverá perdas imensuráveis para a empresa.

5- Sequestro de dados

Uma forma de extorsão que vem se tornando cada vez mais comum, o sequestro de dados acontece quando hackers invadem e roubam informações de uma empresa e cobram um resgate.

6- Prejuízos financeiros

Como já apontado, os prejuízos financeiros causados pela invasão de dados de uma empresa são enormes. Em um primeiro momento, a empresa terá de arcar com ações de recuperação dos dados, que terão valores bem mais altos se compararmos com as ações de proteção dos dados.

Depois, os prejuízos se estendem com a perda de clientes e contratos e com as ações judiciais e o pagamento de indenizações para pessoas lesadas no processo. Além disso, os danos à imagem da empresa podem prejudicar futuros negócios.

Hoje, o custo para a proteção dos dados de uma empresa é bem menor do que os prejuízos de uma invasão de dados, que vão muito além da questão monetária, e podem prejudicar toda a saúde do negócio.

Como está a proteção de dados de sua empresa? Deixe nos comentários ou, se preferir, fale com nossos consultores!

 

Parcerias na Solução

[zozo_client_slider items=”5″ itemsdesktopsmall=”5″ itemstablet=”2″ itemsmobile=”1″ navigation=”true” pagination=”true” autoplay=”5000″]
[zozo_client link=”” target=”_self” image=”https://netcenter.wp36f04.kinghost.net/wp-content/uploads/2016/03/dell_security_logo.png” alt=”Image”]

[/zozo_client_slider]