A eficácia da higiene cibernética básica para evitar riscos aos negócios.

A Higiene Cibernética Básica e seus benefícios

Antes de falar sobre higiene cibernética básica para mitigar riscos de cibercrimes, é preciso entender o conceito de higiene cibernética.

A higiene cibernética – ou ciber higiene – é frequentemente comparada à higiene pessoal. Assim como existem certas práticas de higiene pessoal para manter uma boa saúde e bem-estar, as práticas de higiene cibernética servem para manter os seus dados seguros e bem protegidos.

A higiene cibernética é uma referência às práticas e precauções que os usuários tomam com o objetivo de manter dados confidenciais organizados e protegidos contra roubos e ataques externos. Assim como a higiene física, a higiene cibernética é regularmente conduzida para evitar a deterioração natural e ameaças comuns.

Por que a higiene cibernética é importante?

Um estudo recente feito por um de nossos parceiros estratégicos, a Tenable,  constatou que as organizações não estão calculando corretamente impactos financeiros dos riscos cibernéticos ao negócio.

A pesquisa “Tendências em Gestão de Riscos Cibernéticos e Segurança da Informação na América Latina e Caribe” realizada pela Delloitte aponta que 89% dos entrevistados atribuem importância muito alta à gestão de riscos cibernéticos.

O resultado foi que quatro de cada dez organizações respondentes sofreram um incidente de segurança cibernética em 24 meses, porém 70% não está certa quanto à eficácia do processo de resposta que preparou para esses incidentes, e apenas 3% realizam simulações para avaliar sua capacidade de resposta a ataques digitais.

A adoção de medidas preventivas em torno da ciber higiene ajuda a garantir a saúde de um sistema, permitindo práticas que ajudam continuamente a impedir que os cibercriminosos causem violações de segurança, instalem malware ou roubem informações pessoais.

Mas, afinal do que se trata a higiene cibernética básica?

A higiene cibernética básica trata-se de um conjunto mínimo de normas e medidas de segurança cibernética, elaborado por um grupo de especialistas do mercado, disponibilizado pelo CIS Controls, que representa um padrão mínimo emergente de segurança da informação e devem ser aplicados por todo tipo de empresa para se proteger contra os ataques mais comuns.

A eficácia da higiene cibernética básica para evitar riscos aos negócios.

A transformação digital nos negócios também aumenta a exposição a ataques cibernéticos, e é importante criar uma cultura de gestão desses riscos, por isso, a Segurança cibernética deve ser parte da estratégia das empresas.

A higiene cibernética básica ou a falta dela, pode significar a diferença entre um ataque cibernético frustrado ou bem-sucedido contra sua organização. Segundo especialistas, quase todos os ataques cibernéticos bem-sucedidos tiram proveito de condições que poderiam ser evitadas.

O que são os controles CIS e Por que confiar?

Os controles CIS são divididos em três grupos de implementação (IG1, IG2 e IG3), cada um contendo salvaguardas que fornecem um caminho priorizado para melhorar gradualmente a postura de segurança cibernética de uma organização. O grupo IG1 é a definição de Higiene Cibernética Básica. Eles informam o que é essencial fazer e, mais importante, como fazê-lo.

Benefícios e Vantagens

O grupo IG1 – Higiene Cibernética Básica – sozinho já fornece mitigação contra Ransomware e os quatro principais padrões de ataque listados no Relatório de investigações de violação de dados da Verizon 2019 (DBIR).

Seguindo as indicações do grupo IG1 é possível atenuar 79% das técnicas do framework ATT&CK do MITRE para ataques de malwares e 100% das técnicas de uso indevido de acesso privilegiado. Só aí já está claro o quanto a sua adoção é vantajosa para mitigar riscos de ameaças e fortalecer o seu negócio.

Os dois maiores benefícios da higiene cibernética estão na Segurança e na Manutenção.

  • Segurança – Os acréscimos de indicativos do CIS Controls para aumento da Segurança cibernética podem ajudar a impedir que hackers instalam malware e vírus acessem os dados de uma organização;
  • Manutenção – iniciar e manter uma rotina de higiene cibernética permite que usuários e especialistas em segurança cibernética descubram softwares desatualizados, privilégios administrativos desatualizados ou fragmentados. Sistemas bem mantidos têm menos probabilidade de se tornarem vulneráveis ​​a ameaças.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido melhor o que é e a importância de adotar uma higiene cibernética básica em sua empresa. O próximo passo é avaliar a sua Postura de Segurança.

Acesse e realize gratuitamente o questionário de nosso Cyber Assessment e descubra quais são seus Riscos Cibernéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.