Para que o setor de tecnologia da informação de uma empresa funcione da melhor forma possível, o trabalho do gestor de TI faz toda a diferença. Em um mercado cada vez mais competitivo, esse profissional deve ficar de olho no seu desempenho e se desenvolver cada vez mais para ganhar o seu espaço.
Esse é o seu caso? Então fique de olho nestas 7 dicas e se transforme em um gestor de TI de primeira.
1. Treine a sua equipe
O setor de TI sofre mudanças e atualizações constantemente. E, para sua equipe não ficar para trás, promova treinamentos, seminários e indique cursos ao seu time. Assim, os colaboradores ficam por dentro das novidades no setor e têm condições de desenvolver melhor o seu trabalho.
2. Saiba ouvir
Um bom gestor de TI precisa saber ouvir seus colegas e subordinados. Um chefe que só manda e não escuta ninguém é aparentemente respeitado, mas não conta com a confiança do seu time, o que é prejudicial ao seu trabalho.
Por isso, o ideal é manter a sua porta sempre aberta para que qualquer funcionário possa conversar, dar feedbacks e até mesmo sugestões de melhorias no setor. Esse é um grande diferencial de um gestor de TI.
3. Passe credibilidade
Existem profissionais excelentes no mercado, mas que perdem grandes chances por causa da sua insegurança na hora de lidar com pessoas e equipes.
Então, na hora de passar tarefas e delegar trabalhos, seja firme em suas palavras (mas sem ser rude) e explique todos os detalhes necessários acerca do trabalho e do prazo de entrega de cada um deles.
Assim, você passa maior credibilidade e ganha o respeito de seus colegas de trabalho.
4. Dê o exemplo
De nada adianta o gestor de TI dizer que os colaboradores devem evitar atrasos, quando ele mesmo vive chegando depois do horário. Como reclamar da falta de organização de um funcionário, quando todo o seu trabalho vive bagunçado?
Um líder deve sempre dar o exemplo, para depois cobrar de seus subordinados uma determinada postura. O profissional que não o faz corre o risco de não ser levado a sério pelo seu time, o que vai acarretar atrasos nos seus projetos e os mais diversos aborrecimentos.
5. Motive a sua equipe
Algumas empresas têm um sério problema com equipes desmotivadas, o que leva a uma produtividade cada vez menor. Por isso, é interessante oferecer prêmios e bônus aos colaboradores, de acordo com os critérios da empresa, como: pontualidade, assiduidade, produtividade entre outros.
Assim, os colaboradores se tornam mais impelidos a trabalhar com maior afinco, ficam motivados, a produção aumenta e toda a organização sai ganhando.
6. Atualize-se
Se você quer ser um gestor de TI de destaque, precisa se atualizar constantemente. Faça cursos, invista em novos treinamentos, participe de eventos, seminários e congressos na área e faça a diferença!
O problema de muitos profissionais é acreditar que já conhecem todo o processo da empresa e, por isso, não precisam mais se preocupar. E é justamente o oposto: quando você estuda e conhece novos métodos e tecnologias, pode propor à empresa melhorias e ganhar destaque. Um profissional atualizado faz toda a diferença em uma organização!
7. Saber integrar ações
Não basta apenas ter um bom relacionamento com os demais setores da empresa. Um bom gestor de TI precisa ouvir os demais setores da empresa para trabalhar em conjunto na sugestão de melhorias e integração de ações, como o treinamento dos colaboradores nas ferramentas tecnológicas e muito mais.
Com todas essas dicas, você pode se tornar um gestor de TI de primeira classe e fazer a diferença no mercado! Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para nós nos comentários!