Close
Por que sua empresa precisa de um serviço de firewall gerenciado?

Qualquer negócio de sucesso não chega lá sem uma TI bem estruturada. Cada vez mais, empresas de diferentes ramos dependem de uma conexão de alta velocidade para integrar escritórios diferentes, armazenar e acessar dados por meio da computação em nuvem e, principalmente: segurança para fazer isso tudo sem riscos.

E quanto mais conectada sua empresa fica, mais suscetível a ataques ela está. Por isso da importância de se pensar cada dia mais na segurança da informação e em proteger os dados da empresa contra ameaças externas que possam usá-los maliciosamente.

Uma das principais — e essenciais — maneiras de se manter protegido é com o uso de um serviço de firewall. Porém, se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o firewall e como você pode implementá-lo de maneira eficaz na sua empresa, este texto foi feito para você! Continue lendo e descubra:


O que é um firewall?

Com acesso à internet e tráfego de dados diários entre sua rede e as nuvens, as portas de entrada para ataques de hackers aumentam consideravelmente. E para evitar que eles entrem por elas, é preciso construir barreiras que freiem suas tentativas.

O firewall, então, é um sistema de segurança que você coloca na sua rede para protegê-la de acessos não autorizados de usuários que podem se infiltrar no seu banco bancos de dados e roubar informações confidenciais.

O nome traduzido em inglês quer dizer “barreira de fogo”, o que já deixa claro o objetivo de qualquer firewall: criar uma barreira de defesa para bloquear o tráfego de dados indesejados e liberar o acesso daqueles que são bem-vindos.

Quando há um firewall intermediando esses acessos, todas as informações de entrada e saída passam por ele, que examina cada um isoladamente e bloqueia aqueles que não têm os critérios de segurança especificados para o firewall.


Quais são os tipos de firewall?

Um firewall pode ser implementado tanto em hardware quanto software, ou em uma combinação de ambos — o que é o mais indicado.

Os firewalls de hardware normalmente estão instalados junto do seu roteador. Todas as máquinas ligadas na sua rede por meio desse equipamento estarão protegidas pela sua função de firewall. Por isso, cheque se seus roteadores possuem esse sistema de proteção e prefira comprar equipamentos novos que venham com essa função.

Você também poderá fazer um ajuste individual por máquina, de acordo com o perfil de quem a utiliza, e alinhar essa proteção com sua política de bloqueio ou liberação de portas por meio do uso de um software instalado diretamente nos computadores.


Existem diferenças entre um serviço de firewall e outro?

Os sistemas operacionais, como Windows e Linux, possuem firewalls nativos, ou seja, que já são ativados juntamente com a instalação do sistema. Porém, existem soluções mais robustas e completas que podem ser contratadas de acordo com as suas especificidades.

É bem comum ver pequenas e médias empresas optando pelo firewall nativo do seu sistema operacional, em vez de investir em serviços de firewall gerenciados.

O problema dessa alternativa é que os sistemas de defesa nesse caso estão preparados para interagir com ameaças em um nível residencial, menos complexas do que aquelas que uma empresa pode vir a receber.

Um firewall elaborado especificamente para negócios conta com mais níveis de customizações e defesas contra ataques de criminosos cibernéticos profissionais, além de alternativas de recuperação de dados e melhorias para evitar que falhas se repitam — por meio de atualizações e releituras do software.


Como funciona um firewall?

O firewall utiliza a configuração determinada pelo usuário para analisar e determinar o que pode e o que não entrar nos sistemas da empresa. Para entender melhor, imagine quando você vai fazer uma compra no supermercado. Você provavelmente faz uma lista com todos os itens que deseja comprar.

Essa lista é sua configuração, ou seja, se você colocou nela “refrigerante”, “arroz” e “banana”, seu computador permitirá só a entrada desses itens na sua rede, bloqueando a passagem daqueles que sejam diferentes.

Por isso, um dos pontos principais para que seu firewall funcione perfeitamente é fazer a configuração correta. Esse método é chamado de “Filtragem de Pacotes”, daí a comparação com as sacolas de compras no supermercado.

Porém, como qualquer outra solução, o firewall não garante 100% de segurança para os seus dados. Ele não dispensa o uso de outras alternativas de proteção e de um software antivírus, que servirão para atuar naquelas ameaças que ainda conseguirem ultrapassar a barreira.

Isso porque o avanço da tecnologia, se por um lado traz benefícios à operação de empresas, por outro também torna os ataques cibernéticos mais sofisticados. Alguns hackers são especializados em quebrar a segurança de firewalls e podem conseguir disfarçar um saco de açúcar por um de arroz, por exemplo, para conseguir acessar seu sistema.


Firewalls são sistemas que funcionam sozinhos?

Assim como todo hardware ou software, mesmo que eles sejam produtos de primeira linha, vão acabar subutilizados se não houver um profissional qualificado para operar. Você precisa acompanhar e monitorar seu firewall, atualizá-lo e manter backups recentes das principais informações.

Lembre-se de que a prevenção ainda é o melhor caminho para minimizar danos. Ameaças à segurança da informação evoluem e mudam diariamente. Novos vírus, worms e ataques são criados para explorar as fraquezas do seu sistema.

Por isso, um serviço de firewall gerenciado é importante para reduzir seu tempo de reação a ameaças, perceber e corrigir fraquezas a tempo e, como dissemos, manter seu software e hardware nas últimas versões disponíveis.

Lembre-se do quão importante são as informações confidenciais da empresa e a quantidade delas que estão espalhadas em diversos setores e formatos na intra e na internet. Um bom sistema de firewall pode garantir a segurança delas, desde que seja um serviço adequado ao tamanho da sua empresa, tanto em robustez da solução quanto no monitoramento da rede.

Gostaríamos de ajudar você com a segurança da informação e outros desafios de TI que possam surgir. Para isso, precisamos da sua participação. Ficou alguma dúvida quanto ao serviço de firewall? Quer acrescentar alguma informação? Use o espaço de comentários para conversarmos!