Como garantir que seus dados estão seguros?

7 dicas para garantir que seus dados estão seguros

O uso intensivo e necessário da tecnologia da informação tornou o dado um dos ativos mais importantes da atualidade. Fazer o melhor uso desse volume de dados e informações, e proteger esse ativo contra perda e/ou vazamento, tornou-se a prioridade número um para qualquer segmento ou tamanho de empresa, onde os principais desafios são:

  • Identificar: mapear os riscos digitais associados ao negócio e aderentes à legislação vigente;
  • Proteger: definir, adquirir e implementar tecnologias adequadas para evitar a perda e/ou vazamento de informações;
  • Gerenciar: manter a conformidade, adquirir conhecimento e operacionalizar as diversas tecnologias para a proteção dos ativos digitais.

Neste contexto, como garantir que seus dados estão seguros? Confira algumas dicas que preparamos!

1. Eduque os funcionários sobre as melhores práticas de segurança de rede

Com a popularização dos dispositivos móveis, os funcionários estão livres para trabalhar em seus laptops, smartphones e outros equipamentos. Porém, a falta de criptografia em seus dispositivos ou um sistema operacional desatualizado pode levar ao vazamento de dados.

O malware também pode entrar na rede corporativa por meio de dispositivos móveis desprotegidos. Portanto, os funcionários precisam ser instruídos sobre as práticas de segurança de rede esperadas no momento da integração.

2. Crie uma política para lidar com dados confidenciais

Uma organização precisa segregar com precisão entre seus dados confidenciais e não confidenciais para delinear um processo rigoroso para lidar com informações importantes.

Os dados corporativos podem ser classificados em públicos, privados e restritos – e as medidas de segurança podem ser adotadas de acordo. Enquanto os dados públicos exigem segurança mínima, os dados privados precisam ser tratados com cautela. No caso de dados restritos, os funcionários devem ter acesso apenas com base na necessidade.

3. Criptografe seus dados para proteção

A proteção de dados na rede corporativa é importante para todas as organizações, sejam pequenas e médias empresas ou grandes empresas.

Enquanto várias medidas de segurança são implementadas para impedir o acesso não autorizado aos seus dados armazenados, uma medida de segurança igual é necessária para proteger os dados em trânsito – que precisam ser criptografados para uma rede de dados segura.

4. Concentre-se na segurança da senha

Ao adotar diferentes dispositivos de segurança de rede, as organizações muitas vezes acabam ignorando os erros básicos de segurança da informação. Na maioria dos casos, os funcionários usam senhas fracas para proteger os dados em seu sistema e acabam tornando-os vulneráveis a ataques maliciosos.

Portanto, é importante melhorar as práticas de segurança de senha fornecendo treinamento de segurança aprimorado aos funcionários. As empresas também podem se beneficiar do uso de um aplicativo de gerenciamento de senhas.

5. Esteja atento para evitar a violação de dados

Os funcionários precisam tomar certas medidas de precaução, como não deixar seus laptops e dispositivos sem vigilância em locais públicos. E em caso de extravio de dispositivo, é preciso que seja feita uma comunicação imediata.

Além disso, eles precisam adotar uma abordagem proativa para garantir que os dados em seus dispositivos sejam criptografados. Ao seguir essas medidas, funcionários vigilantes podem contribuir significativamente para reduzir o risco de violações de dados.

6. Aplique controles de acesso

Com controles de acesso refinados, o acesso a dados confidenciais pode ser gerenciado por meio de um ponto central. Dessa forma, pode-se definir com precisão quem tem o direito de acessar quais informações. Além disso, as organizações podem ter um controle melhor sobre as informações que os funcionários podem acessar quando estão dentro da rede do escritório e quando estão fora.

7. Busque ajuda de especialistas

Quando falamos sobre proteção de dados, são inúmeros os fatores que devem ser considerados. Além disso, é preciso considerar que a tecnologia está em evolução constante – e as ações maliciosas também avançam no mesmo ritmo. Por isso, buscar o auxílio de especialistas em cibersegurança pode ser a melhor forma de maximizar a segurança na sua empresa.

Netcenter: a proteção ideal para seu negócio

Você quer contar com a ajuda de um especialista em cibersegurança? Então conheça os serviços da Netcenter.

Identifique os riscos

Conte com nossos serviços para identificar as ameaças e vulnerabilidades da sua organização e mapeie os Riscos Cibernéticos de acordo com as melhores práticas em segurança, e a legislação vigente.

  • Análise de GAPs técnico (baseado no CIS Controlls V8)
  • Análise de Vulnerabilidades
  • Testes de Intrusão (Pentest)

Proteja seu ambiente

Conte com nossos especialistas para escolher e adquirir as tecnologias protetivas adequadas para a segurança do seu negócio, baseado em uma análise de custo x benefícios.

  • Proteção de Identidade
  • Proteção da Informação
  • Proteção contra Ameaças

Monitore a conformidade

Libere o poder de sua equipe e mantenha a conformidade e proteção de suas operações com nossos serviços gerenciados de Segurança.

  • Managed Network Security
  • Managed Endpoint Security
  • Vulnerability Management

 

Você gostou das dicas para garantir que seus dados estão seguros? Quer contar com o auxílio dos especialistas da Netcenter? Então entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.