Close
Entenda 5 benefícios da computação em nuvem

Entenda 5 benefícios da computação em nuvem

 

A evolução da tecnologia impactou profundamente a estrutura das empresas e fez com que fosse necessário se adaptarem às inovações, tanto para conseguirem se modernizar quanto para serem mais competitivas no mercado. Conforme as soluções digitais foram sendo assimiladas pelas empresas, novas ferramentas complementares surgiram com o objetivos de facilitar ainda mais o trabalho de gestores e funcionários e reduzir os gastos empresariais com informática e equipamentos.

 

Uma dessas inovações que está conquistando espaço no universo corporativo é a computação na nuvem. Para quem não conhece o termo, o cloud computing é uma técnica de utilização da capacidade de armazenamento e processamento de um servidor compartilhado que está ligado à sua empresa via internet. É como se um computador remoto fosse o responsável por rodar os programas e guardar as informações que a sua empresa vai precisar para realizar as operações digitais.

 

Essa nova perspectiva abriu caminhos para as empresas reestruturarem sua maneira de operar digitalmente. Por ser algo realmente útil e inovador, elencamos aqui 5 benefícios da computação em nuvem. Confira!

 

1. Pagamento on demand

No sistema de pagamento elaborado para os serviços de computação em nuvem, a empresa pode optar por planos preestabelecidos ou até mesmo criar um que seja compatível com o tamanho das suas operações.

Essa prática faz com que o custo-benefício da contratação seja justo e atrativo.

 

2. Redução dos gastos com informática e licenças de softwares

Algumas empresas precisam que seus funcionários utilizem softwares caros e que requerem máquinas potentes para o bom funcionamento. O investimento necessário nesses computadores pode desviar uma fatia substancial do capital da empresa para algo que não é seu core business e isso é uma solução que nenhuma empresa, principalmente as PMEs, desejam — ainda mais em época de economia enfraquecida.

A maneira encontrada pelas empresas para solucionar os altos investimentos em computadores foi utilizando o sistema SaaS, também conhecido como Software como Serviço. O SaaS é uma forma de comercialização de programas no qual o fornecedor fica responsável por toda a infraestrutura necessária para a operação do programa. Esse é um dos maiores benefícios da computação em nuvem.

Toda conectividade, a segurança das informações e os servidores são de responsabilidade da empresa fornecedora, ficando a cargo do cliente apenas uma conexão com a internet e os computadores já estabelecidos. Nesse sistema, a empresa deixa de pagar a licença do software, que tem um custo muito mais elevado. O que se paga é pelo uso do serviço.

 

3. Segurança

Empresas que trabalham com computação na nuvem investem pesado na contratação dos melhores serviços de segurança para seus clientes, não apenas por uma questão de consideração, mas sim porque esse é um diferencial competitivo de mercado de alta importância.

 

4. Mobilidade

Hospedar seus arquivos e programas em um servidor remoto significa que é possível acessá-lo de diversas maneiras e não apenas sentado no escritório.

Se tudo o que o funcionário precisa é de conexão com a internet, isso significa que o ambiente virtual de trabalho fica acessível por meio de diversos dispositivos, permitindo o acompanhamento do trabalho e colaboração em tempo real, o famoso “anytime, anywhere”.

 

5. Redução da equipe de TI

Como falamos, o uso das tecnologias de computação na nuvem reduzem os gastos com equipamentos de informática, e isso implica na redução da necessidade de mão de obra na TI, principalmente para a área de suporte, que passa a ficar sob responsabilidade do fornecedor.

Essas cinco vantagens trazidas pelo uso da computação em nuvem são apenas algumas das melhorias que a mudança pode trazer para a sua empresa. Somam-se a elas outros benefícios como a facilidade de uso, redução na quantidade de updates das máquinas e conectividade entre usuários.

 

Entendeu melhor os benefícios da computação em nuvem? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e conte para nós!