Close

Que tipo de empresa se beneficia do armazenamento de dados?

 

O armazenamento de dados pode ser definido como um conjunto de ferramentas e métodos que são usados para armazenar, catalogar e acessar as informações que são usadas pelas empresas.

 

Diferentes tipos de tecnologias, tais como softwares de gestão, leitores ópticos e sistemas em nuvem são usados para que as informações sejam armazenadas e possam estar à disposição dos usuários nas organizações.

 

Atualmente, é raro encontrarmos empresas que não utilizem algum tipo de ferramenta para o armazenamento de dados. Desde o Google Drive até softwares de gestão na nuvem, de alguma forma, o serviço está presente nos negócios de pequeno, médio e grande porte.

5 tipos de empresas que se beneficiam do armazenamento de dados?

Como explicamos, praticamente todas as empresas podem se beneficiar com o armazenamento de dados nos dias atuais. A seguir, apresentaremos alguns exemplos. Veja!

 

  1. Indústrias

Indústrias dos mais diversos segmentos podem usar o armazenamento de dados em suas operações.

Os sistemas podem ser usados para guardar informações de clientes, controlar os pedidos, garantir a produção necessária etc. Além disso, os protótipos e projetos dos produtos podem ser guardados seguindo protocolos de segurança avançados. Assim, se evitam que eles caiam nas mãos da concorrência.

 

  1. E-commerces

Muito por conta das restrições impostas pela pandemia de covid-19, os e-commerces tiveram um grande “boom” nos últimos anos. Agora, as pessoas estão mais habituadas a comprar online e os dados têm um papel muito importante nesse processo.

Para os gestores de e-commerces, fazer a gestão de dados é muito necessário. As informações fornecidas pelos clientes podem ser usadas para melhorar as estratégias de marketing, por exemplo, deixando-as mais diretas e personalizadas.

 

  1. Comércio varejista

As empresas de comércio varejista, como lojas de roupas, supermercados, pet shops, farmácias, entre outros também usam muito o armazenamento de dados.

Nesses estabelecimentos, os sistemas de gestão de dados podem ser usados para manter o controle de estoque sempre em dia, conhecer os produtos que são mais vendidos e, assim, evitar que eles fiquem em falta etc. Isso sem contar nos dados dos clientes, que podem ser usados para criar experiências de compras mais personalizadas e estratégias de marketing e relações públicas.

 

  1. Clínicas médicas e hospitais

Na área da saúde, o armazenamento de dados também é muito útil para otimizar os processos. Entre outras coisas, os sistemas podem ser usados para registrar os prontuários dos pacientes, facilitando o trabalho dos médicos, enfermeiros e outros profissionais.

Com os dados dos pacientes guardados em nuvem, fica fácil para que os técnicos de enfermagem acessem os prontuários e vejam quais foram os medicamentos prescritos pelos médicos para cada usuário, por exemplo.

Além disso, esse tipo de ação facilita muito o trabalho do administrativo, que terá tudo registrado e poderá fazer mais facilmente as devidas cobranças para as operadoras de planos de saúde.

 

  1. Instituições de ensino

As instituições de ensino, como escolas, faculdades, universidades, entre outras, também usam muito os sistemas de armazenamento de dados.

No campo da educação, os softwares desse tipo podem ser usados pelos professores para disponibilizar conteúdos de videoaulas, e-books, podcasts, entre outros materiais para o ensino a distância.

Também é possível receber digitalmente os trabalhos realizados pelos alunos, controlar as frequências das aulas, dar notas etc.

Esses são apenas alguns exemplos de empresas que se beneficiam com o uso do armazenamento de dados. São inúmeras as organizações que podem apostar nessa tecnologia para otimizar e agilizar as suas operações.

 

Vale lembrar que estamos vivendo o chamado anywhere office, ou seja, o trabalho realizado em qualquer local. Por conta disso, os softwares de armazenamento de dados estão em alta e são cada vez mais usados pelas organizações.

 

Isso acende um alerta nas organizações, que precisam adotar boas estratégias de cibersegurança. Saiba mais em nosso artigo que traz 4 dicas de como proteger sua empresa de ataques.


A Netcenter tem mais de 28 anos de atuação, dedicada a fornecer soluções para construir a base certa da sua Infraestrutura de TI com mais Segurança para cada tipo de empresa e necessidade.

Deixe-nos saber como podemos apoiar o seu negócio. Envie sua mensagem para falar com um de nossos especialistas.