A importância da nuvem híbrida para a continuidade dos negócios

Segundo previsões da International Data Corporation (IDC), até 2022, mais de 90% das empresas em todo o mundo contarão com algum tipo de solução de Cloud híbrida em seus negócios.

Essa estratégia, além de ser uma resposta às necessidades de infraestrutura atuais, também representa um caminho para as empresas se tornarem mais flexíveis, produtivas e escaláveis, além de ajudar a reduzir custos.

Sem dúvidas, a pandemia causada pelo novo coronavírus está acelerando ainda mais o interesse das empresas por esse tipo de solução. Isso porque, no cenário atual, agilidade e flexibilidade são características fundamentais para a continuidade dos negócios.

De fato, o que muitos gerentes de TI estão percebendo é que não existe uma solução única capaz de oferecer todos os recursos necessários para se adaptar às condições de negócios que mudam rapidamente.

Por isso, a Cloud híbrida tem ganhado atenção especial, uma vez que oferece em um único ambiente os benefícios de uma nuvem pública e privada.

A vantagem de usar essa combinação é que a nuvem privada oferece segurança aprimorada e customização, enquanto a nuvem pública ajuda a reduzir os custos.

A seguir, você pode conhecer mais a fundo os motivos que fazem desse modelo de utilização da Computação em Nuvem tão importante para a continuidade dos negócios!

Flexibilidade

Concretamente, a principal vantagem das soluções híbridas reside em sua flexibilidade.

Diferentemente das soluções privadas (data centers internos ou externos) restringidas pela infraestrutura ou pela natureza da hospedagem, elas aproveitam os recursos de uma nuvem pública para expandir rapidamente seus recursos.

Para as empresas, isso significa melhor capacidade de resposta e gerenciamento otimizado.

De fato, se os recursos da nuvem privada não forem mais suficientes em um determinado momento, sua empresa terá a possibilidade de adicionar instantaneamente recursos da nuvem pública para atender às novas necessidades.

Em outras palavras, você tem à sua disposição a possibilidade de contornar a limitação, às vezes, vinculado à infraestrutura de uma nuvem privada. Isso permite que sua empresa seja particularmente reativa em situações de variação na demanda.

No mercado atual, em que mudanças rápidas e oscilação de demanda são frequentes, ter essa flexibilidade como característica de sua infraestrutura é fator essencial para a continuidade dos negócios.

Além da flexibilidade da infraestrutura, a Cloud Híbrida permite a adoção de modelos de trabalho muito mais dinâmicos.

Uma vez que as principais aplicações estejam hospedadas nas nuvens, a adoção do trabalho remoto com segurança, por exemplo, torna-se muito mais rápida e fácil.

Controle sobre os dados críticos

A proteção dos dados críticos é fundamental para a continuidade dos negócios, principalmente no cenário atual, em que vários países estão adotando legislações que versam sobre a proteção de dados sensíveis, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

Uma infraestrutura de Cloud híbrida oferece à empresa a possibilidade de implantar uma carga de trabalho crítica, com fortes requisitos de segurança ou conformidade em uma nuvem privada.

Dessa forma, sua empresa pode exercer controle total sobre a infraestrutura e o conjunto de soluções.

Por fim, no que diz respeito à segurança, é importante saber que, no âmbito de uma infraestrutura híbrida, além da proteção de dados confidenciais, a empresa conhece a localização dos dados ou dos aplicativos hospedados podendo gerenciá-los da melhor maneira.

Controle sobre os custos

Ao reduzir os custos, as empresas passam a ter mais recursos para investir em inovações que permitem aumentar a produtividade de seus colaboradores e a sua competitividade.

Por isso, esse também é um ponto em que a Cloud híbrida contribuiu para a continuidade dos negócios.

Com uma infraestrutura híbrida, os custos e o dimensionamento de recursos podem ser rapidamente integrados durante os processos de tomada de decisão de implantação.

Por exemplo, você pode implantar uma carga de trabalho em uma nuvem privada para ter mais segurança e, em seguida, implantar outra em uma nuvem pública, de menor custo.

Você também pode compartilhar seus recursos entre nuvens: a execução de uma carga de trabalho em uma nuvem privada e o uso de uma instância de armazenamento de dados em uma nuvem pública de acordo com sua criticidade.

Além disso, você pode até migrar essa carga de trabalho entre nuvens de acordo com as flutuações nos custos de recursos e nos níveis de tráfego da rede.

Escalabilidade

Hoje em dia, inevitavelmente as empresas precisam lidar com necessidades ocasionais, seja de pico de acesso, de análise de dados ou de vendas, por exemplo.

Para garantir a estabilidade dos sistemas e da infraestrutura durante esses períodos, você não precisa investir em servidores e equipamentos de armazenamento para configurar um cluster Hadoop em sua nuvem privada.

Em vez disso, você pode criar esse cluster na nuvem pública e enviar grandes conjuntos de dados para ele. Isso oferece muito mais possibilidades de design e um custo muito menor.

Um cluster Hadoop adequado pode ser configurado em uma nuvem pública para executar consultas de Big Data, coletar e visualizar os resultados e muito mais.

Além disso, você pode redimensionar todos os seus recursos de computação para atender às demandas momentâneas de forma rápida e fácil.

Isso garante que sua empresa esteja sempre preparada para lidar com o aumento de qualquer demanda de computação, oferecendo a infraestrutura para a continuidade dos negócios em qualquer cenário.

Personalização da Cloud Híbrida de acordo com as suas necessidades

A Cloud Híbrida não é um modelo fechado de Computação em Nuvem. Muito pelo contrário.

Você pode alternar suas cargas de trabalho entre sua infraestrutura local, sua nuvem pública e sua nuvem privada de acordo com sua necessidade.

No entanto, é preciso um planejamento minucioso que permita identificar as vantagens e os requisitos necessários para alocar suas cargas de trabalho nos locais mais apropriados.

Obviamente, o modelo ideal varia de empresa para empresa e também ao longo do tempo.

Por isso, é fundamental contar com uma assessoria especializada que possa te auxiliar a desenhar o modelo ideal para o seu negócio.

Se você deseja implementar uma Cloud híbrida sob medida para sua empresa, entre em contato com a Netcenter. Somos uma empresa especializada em capacitar corporações para que elas possam utilizar as melhores tecnologias da forma mais eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *