4 passos indispensáveis para os líderes de TI garantirem a continuidade dos negócio

O ano de 2020 até o momento é, sem dúvidas, um dos mais desafiadores dos últimos tempos. A pandemia causada pelo novo coronavírus impôs uma realidade não esperada para pessoas e empresas. Neste período, resiliência e planejamento são imprescindíveis para garantir a continuidade dos negócios.

Diante deste cenário, os gestores de TI possuem papel fundamental na condução de estratégias que permitam às empresas traçarem caminhos para superar esta fase de turbulência.

De fato, é na tecnologia que podem ser encontradas alternativas que permitam que as empresas mantenham suas atividades durante o período de isolamento social.

Da mesma forma, é na TI que podem ser encontradas as soluções que permitirão que as empresas retomem suas atividades e consigam vislumbrar um crescimento lucrativo em um futuro próximo.

A seguir, você irá conhecer alguns passos indispensáveis que os líderes de TI precisam adotar, neste momento, visando a continuidade dos negócios e a retomada das operações. Confira!

 1.Suporte ao trabalho remoto

No cenário atual, no qual ainda não se tem uma projeção segura de quando as atividades empresariais poderão ser retomadas com segurança, é fundamental encontrar meios que possibilitem a continuidade dos negócios durante o período de isolamento social.

Nesse sentido, o trabalho remoto é a solução mais apropriada. Logo, cabe aos líderes de TI traçarem estratégias e fornecerem as ferramentas necessárias para que os colaboradores consigam executar as atividades, a partir de suas residências.

Aqui, podemos citar, ao menos, duas soluções tecnológicas capazes de contribuir para uma estratégia de home office segura e funcional.

a) Virtualização de desktops

A primeira delas é a virtualização de desktops. Essa solução consiste em criar uma “cópia” das máquinas físicas e armazená-las em um servidor centralizado.

Assim, cada usuário pode se conectar remotamente a esses desktops virtuais e ainda acessar todos os aplicativos e dados como se os estivesse executando localmente.

Obviamente, o acesso deve ser realizado por meio de login e senha e os dados ficam armazenados no servidor central, que deve contar com todos os mecanismos de proteção.

Isso evita, por exemplo, que os dados da empresa fiquem armazenados no desktop pessoal dos colaboradores, os quais, historicamente, possuem maiores índices de exposição e/ou perda de dados considerados sensíveis.

b) VPN

A segunda solução é a adoção de uma VPN. Essa rede privada deve ser utilizada para que os colaboradores possam acessar suas máquinas virtuais com segurança, sem que os dados da sua empresa sejam interceptados, roubados ou sequestrados.

 2.Gerenciamento dos recursos de TI

Para que seus colaboradores consigam desempenhar perfeitamente suas funções durante a pandemia, eles precisarão contar com os recursos necessários para tal.

Isso inclui, desde equipamentos, como notebooks ou desktops, até as aplicações que precisam estar funcionando adequadamente para atender à demanda, capacidade de armazenado dos servidores, etc.

Nesse sentido, talvez seja interessante adotar a Computação em Nuvem de forma estratégica para que sua empresa possa usufruir de benefícios como escalabilidade e redução de custos com licenciamento de software.

Além disso, a nuvem possibilita um resiliência maior, uma vez que todos os recursos podem ser ajustados conforme as necessidades vão surgindo.

No entanto, é necessário um monitoramento constante para avaliar as necessidades dos colaboradores conforme elas forem surgindo.

Mesmo que sua empresa opte por terceirizar alguns serviços ou adotar soluções em nuvem, é fundamental acompanhamento constante para saber se os acordos de nível de serviço estão sendo cumpridos.

3.Proteção dos dados

A proteção dos dados empresariais, sem dúvida, é a base para a continuidade dos negócios. Neste momento em que os colaboradores estão realizando atividades fora do local de trabalho, essa é uma preocupação ainda maior.

De acordo com uma notícia publicada no site CIO, um estudo com 1.000 empresas, realizado pela IT Barracuda Networks, descobriu que 46% delas havia sofrido pelo menos um incidente de segurança desde o início do bloqueio da Covid-19. Mais da metade (51%) identificou um aumento no número de ataques de phishing por e-mail.

Ainda segundo a pesquisa, 49% dos entrevistados disseram que previam uma violação de dados ou um incidente semelhante de cibersegurança no próximo mês, com 51% dos tomadores de decisão acreditando que sua força de trabalho não estava adequadamente educada nos riscos de segurança associados ao trabalho de casa, de acordo com publicação da TechRepublic.*

Por isso, é recomendável oferecer orientação a todos os colaboradores acerca dos riscos e das formas de proteção contra as ameaças virtuais.

Aliás, esse deve ser uma preocupação constante, uma vez que constantemente surgem novos tipos de ataques, que são cada vez mais sofisticados.

Logo, além de orientação aos usuários, as empresas precisam adotar ferramentas efetivas de proteção de dados.

Soluções como NOC (Network Operations Center) e SOC (Security Operations Center) vêm ganhando espaço no mercado nos últimos tempos e apresentam grande eficácia contra ataques virtuais.

Trata-se de uma junção de ferramentas de proteção, monitoramento em tempo real e profissionais especializados em segurança para prover uma solução completa para as empresas.

Além disso, vale ressaltar a importância da realização de backups e da elaboração e implementação de uma política para recuperação de desastres. Afinal, a continuidade dos negócios vai muito além da superação dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

4.Adoção de uma infraestrutura hiperconvergente

As projeções pós-pandemia indicam que haverá uma significativa retração da economia. Por isso, desde já as empresas precisam começar a implementar soluções que permitam a redução de custos e o aumento da produtividade para garantir a continuidade dos negócios.

Embora pareça desafiador, a automação de processos pode ajudar as empresas nessa missão.

Para isso, é necessário investir em soluções que sejam compatíveis com a atividade de sua empresa e que apresente os melhores retornos em curto, médio e longo prazo.

Ter uma infraestrutura hiperconvergente é o primeiro passo rumo à digitalização consciente e eficaz. Ao adotar essa estratégia, sua empresa passa a contar com as principais funções do data center operando em uma camada de software altamente integrada.

Isso, dentre outras coisas, significa menos custos com equipamentos, menor complexidade e maior agilidade para reagir a mudanças, seja de demanda ou de tecnologia.

Além disso, a hiperconvergência reduz a dependência de sistemas legados, o que torna sua infraestrutura muito mais dinâmica e responsiva. Assim, você tem maior facilidade para inovar, além de reduzir custos significativos com hardware (compra, manutenção, etc.).

Obtenha a orientação necessária para garantir a continuidade dos negócios

Como podemos ver, para garantir a continuidade dos negócios é necessário que os líderes de TI atuem em diferentes frentes, que devem responder às necessidades atuais e futuras da empresa.

Neste “novo normal”, sabemos que as equipes de TI estão focadas em atender às demandas operacionais e não possuem tempo nem recursos para analisar o vasto número de soluções disponíveis no mercado.

No entanto, essas ações precisam ser tomadas agora e não há espaço para erros. Por isso, contar com orientação de especialistas é uma excelente forma de obter as melhores soluções tecnológicas para que sua empresa possa, não só superar esse momento atribulado, mas vislumbrar um futuro mais promissor.

Nesse sentido, você pode contar com os serviços da NETCENTER. Podemos ajudar a garantir a continuidade dos negócios de sua empresa por meio de:

  • Orientação: para desenvolver, implementar e implantar as tecnologias certas;
  • Habilidades: com capacidades técnicas específicas e experiência de execução;
  • Recursos: equipes prontas para atender a demanda atual e crescente.

Alinhando parceria com os principais players de tecnologia do mercado aos seus 25 anos de experiência, a NETCENTER oferece as melhores soluções e serviços e ajuda empresa a:

  • Executar suas aplicações de negócio.
  • Melhorar sua a eficiência operacional.
  • Proteger seus ativos digitais.

Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa a garantir a continuidade dos negócios!

*Informações retiradas do link: https://cio.com.br/mais-da-metade-das-empresas-sofreu-ataques-phishing-durante-pandemia/

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