Close

O mundo de TI está em constante mudança. Novas tecnologias, abordagens, ferramentas, etc. surgem a todo momento, ajudando empresas a se tornarem mais eficazes, seguras e lucrativas. Uma das grandes novidades do momento é a arquitetura baseada em contêineres.

Embora os contêineres como conceito existam há muitos anos, a atual onda de adoção foi amplamente impulsionada pelo surgimento do Docker (uma maneira de projetar e executar softwares em contêiner) e, mais recentemente, do Kubernetes (uma forma de gerenciar contêineres em escala).

Essa abordagem está ajudando empresas de todos os portes a acelerar seus processos de negócios, dentre outros benefícios.

A percepção do potencial dessa abordagem foi tanta que, de acordo com artigo da Forbes, a adoção de contêineres está crescendo muito mais rápido que o esperado.

Dessa forma, com o sucesso das aplicações, o conceito passou a ser desenvolvido para ser aplicado de forma mais ampla, chegando à arquitetura como um todo.

A seguir, você poderá conhecer mais a fundo como funciona uma arquitetura baseada em contêineres e como ela pode ajudar significativamente a sua empresa.

Como funcionam os contêineres?

Na sua forma mais básica, um contêiner é um modo de empacotar software em um único artefato que pode ser implantado em uma instância do Sistema Operacional. Assim, permitindo que ele seja executado sem a necessidade de ser descompactado.

Ou seja, os softwares são pré-embalados e testados e não requerem configuração ou instalação, o que economiza tempo e aumenta a produtividade.

Por exemplo, imagine um contêiner de navio que permite que uma série de materiais possam ser agrupados em massa. Assim, ele pode ser facilmente levantado, movido e até mesmo posicionado em cima de caixas adicionais e, ainda assim, o seu conteúdo permanece inalterado.

Dessa forma, os contêineres podem ajudar a reduzir sua necessidade de espaço e ajudar a aumentar sua utilização, economizando tempo e dinheiro.

Uma arquitetura baseada em contêineres, por outro lado, pode ser vista como a plataforma onde essas “caixas” serão depositadas e executadas.

Ou seja, ela precisa ser escalável para suportar a quantidade de contêineres que forem necessárias para a operação da empresa. Ao mesmo tempo, ela deve permitir a portabilidade de recursos, a padronização e um rápido tempo de implementação de novas capacidades.

Quais as vantagens da arquitetura baseada em contêineres?

A utilização dos contêineres já se mostrou altamente benéfica para as empresas. Por isso, a utilização de uma arquitetura adequada para sua implementação agrega muitos benefícios, dentre os quais destacam-se:

Redução de custos

Como vários contêineres compartilham o mesmo kernel do host, eles são muito mais baratos de implementar, se comparado às máquinas virtuais.

Isto é, se você possui uma plataforma que pode expandir e se adequar às novas demandas de armazenamento, por exemplo, você não precisa investir nem tempo nem dinheiro realizando cópias do sistema operacional para executar e hospedar novas aplicações.

Portabilidade

Além de economias de custo em potencial serem substanciais, os benefícios adicionais de uma arquitetura baseada em contêineres incluem o fato de serem excepcionalmente portáteis.

Essa é uma característica especialmente importante quando se trabalha com contêineres, uma vez que eles podem ser agrupados em cluster para trabalharem juntos como uma equipe de micros serviços que podem ser facilmente escalonados.

Dessa forma, constantemente você pode ter a necessidade de transportá-los e agrupá-los em diferentes conjuntos. Logo, ter uma plataforma preparada para esse tipo de necessidade é um grande diferencial técnico que permite que sua empresa seja muito mais eficaz nessa estratégia.

Produtividade

Uma infraestrutura baseada em contêineres favorece a um pipeline de desenvolvimento muito mais eficaz.

Vale lembrar que essa abordagem permite que os aplicativos sejam executados e funcionem conforme projetados localmente.

Contar com a arquitetura adequada contribui para a eliminação de inconsistências estruturais e torna o teste e a depuração menos complicados e demorados, pois há menos diferenças entre a execução do aplicativo na estação de trabalho, no servidor de teste ou em qualquer ambiente de produção.

O mesmo vale para atualizar seus aplicativos: você simplesmente modifica o arquivo de configuração, cria novos contêineres e elimina os antigos, um processo que pode ser executado rapidamente.

Eficiência baseada em micros serviços

Uma arquitetura baseada em contêineres traz agilidade e resiliência, mesmo se você precisar dar suporte a uma matriz de dispositivos complexa.

Com a combinação de implantação rápida e menor sobrecarga, serviços individuais podem ser atualizados e implantados sem interromper uma aplicação ou o site inteiro, por exemplo.

Simultaneamente, se uma atualização ou recurso falhar, uma versão mais antiga e mais estável poderá ser acionada no lugar do contêiner que abriga a versão mais recente.

Isso permite a entrega contínua, onde você pode ter equipes focadas em um determinado recurso do aplicativo e em todo o seu ciclo de desenvolvimento.

Em outras palavras, uma arquitetura baseada em contêineres ajuda a sua empresa a se preparar para enfrentar os desafios da era digital, onde variações de demanda, inovação contínua e mudanças frequentes são características marcantes.

Como construir uma arquitetura baseada em contêineres

De fato, não existe uma única forma de preparar a arquitetura da sua empresa para lidar com uma demanda cada vez mais crescente de aplicações baseadas em contêineres.

Por isso, para saber qual a solução mais adequada para a sua empresa, é recomendável contar com o auxílio de empresas especializadas em consultoria de TI, que possuam Know-How, experiência de mercado, profissionais capacitados para ajudá-lo nessa importante decisão.

Nesse sentido, você pode contar a Netcenter, uma consultoria de TI especializada em capacitar as empresas para que elas possam modernizar seus negócios, melhorar suas operações e, consequentemente, melhorar seus resultados com o uso da tecnologia.

Entre em contato com a Netcenter agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a implementar uma arquitetura baseada em contêineres inovadora na sua empresa!