5 motivos para aderir a uma estratégia multicloud hoje mesmo

Neste artigo, explicaremos quais são as reais vantagens em adotar uma estratégia multicloud em sua empresa. Não perca!

A computação em nuvem está firmemente estabelecida como o novo padrão para TI corporativa. Agora, visando extrair o máximo da tecnologia, cada vez mais empresas estão apostando em uma estratégia multicloud.

De fato, uma arquitetura baseada em várias nuvens permite que as empresas distribuam suas cargas de trabalho em vários ambientes para que, assim, possam obter o maior retorno do seu investimento. Ao mesmo tempo, é possível reduzir os riscos associados a ambientes de nuvem individuais.

Essas vantagens, por si só, já justificam o crescimento generalizado e a adoção de soluções de infraestrutura em múltiplas nuvens, bem como as projeções de crescimento futuro.

Em uma pesquisa recente realizada pelo Gartner, 81% dos usuários de nuvem pública disseram que trabalham com dois ou mais provedores. Além disso, a organização prevê que, até 2021, dois terços das médias e grandes empresas irão adotar uma estratégia multicloud.

Mas,  afinal, quais as vantagens de utilizar mais de uma nuvem em sua empresa? Confira a seguir!

1. ROI otimizado

Cada nuvem é construída de forma única. As diferenças entre elas não abrangem apenas os componentes da infraestrutura física, mas também uma ampla gama de características, funcionalidades, modelos de cobrança e políticas, entre outros aspectos.

Dessa forma, diferentes fornecedores oferecem integração e suporte para diferentes plataformas, que mudam constantemente seu leque de recursos, ao passo que incorporam novas tecnologias.

Ou seja, cada provedor oferece vantagens e diferenciais competitivos que podem ser extremamente bem aproveitados em diferentes aplicações ou segmentos de negócio da sua empresa.

Definir um único provedor, portanto, significa limitar seu universo de possibilidades e, até mesmo, abrir mão de uma série de recursos que podem otimizar a sua operação.

Mas não precisa ser assim. Com uma estratégia multicloud, você pode ativar quaisquer recursos de nuvem oferecidos sem ter que se comprometer somente com uma escolha.

A infraestrutura de várias nuvens oferece um rico conjunto de opções para atender às necessidades rigorosas em uma ampla gama de funções de computação e negócios. Otimizando assim o retorno sobre os investimentos (ROI) em nuvem.

2. Segurança aprimorada

Abrir mão do controle sobre aplicativos e dados essenciais é frequentemente citado como a principal preocupação que impede a adoção efetiva da nuvem em muitas empresas.

Uma solução promissora (mas cara) para essas preocupações é o ambiente de nuvem privada estabelecido no local, capacitando as organizações com controle granular, transparência e visibilidade dos recursos de TI.

Uma estratégia multicloud, por outro lado, permite que as organizações mantenham um ambiente de nuvem híbrida que permite uma combinação de segurança e economia de custos, ao mesmo tempo.

Nesse modelo, as cargas de trabalho mais sensíveis e aplicações de missão crítica podem ser mantidas na nuvem privada, enquanto os demais dados de negócios regulares e aplicativos comuns são migrados para a nuvens públicas mais econômicas.

Vale lembrar que, apesar das informações serem armazenadas em nuvens distintas, é possível ter total integração de aplicações, capacitando, assim, sua empresa para superar os desafios da nova era de dados.

3. Baixa latência

O acesso a dados e aplicativos armazenados em locais distantes na rede em nuvem não é instantâneo.

Pequenos atrasos são causados ​​quando o tráfego de dados precisa viajar por vários nós, antes de chegar aos usuários finais.

Esse pequeno atraso, denominado latência, é inerente aos serviços em nuvem fornecidos a partir de servidores em locais distantes.

Nesse sentido, uma estratégia multicloud permite que você crie uma infraestrutura de alta velocidade e baixa latência. Ao mesmo tempo que reduz o custo de integração de nuvens com seu sistema de TI existente.

Ao permitir que as empresas estendam suas redes a vários provedores, uma abordagem de nuvem múltipla aproveita a proximidade e usa conexões rápidas de baixa latência para melhorar significativamente o tempo de resposta dos aplicativos, proporcionando uma melhor experiência do usuário.

Uma interconexão altamente otimizada só pode ser alcançada por meio de links privados mais rápidos entre vários provedores de serviços em nuvem.

4. Maior autonomia

Ficar preso a um único fornecedor é o paradoxo de TI da adoção da nuvem. Isso porque muitos provedores otimizam o processo de migração de cargas de trabalho para a nuvem e, em seguida, vinculam os dados e aplicativos do cliente à infraestrutura de forma que seja complexo e caro para os clientes saírem.

Com essa prática, as empresas perdem substancialmente um dos grandes motivadores da migração para a nuvem: a capacidade de executar aplicativos sem ter que se preocupar com a infraestrutura subjacente.

Como resultado, os provedores monopolizam os preços e forçam as organizações a mantê-los por um longo prazo.

Por isso, uma estratégia multicloud é essencial para as empresas que querem ter mais autonomia e a possibilidade de migrar facilmente para provedores que ofereçam os melhores recursos e preços.

A infraestrutura de várias nuvens permite que as organizações combinem plataformas e fornecedores de modo que suas cargas de trabalho não fiquem restritas às plataformas individuais.

Dessa forma, a troca de fornecedores fica mais fácil, simplificada e, frequentemente, automatizada, já que o desempenho da carga de trabalho nunca está vinculado a um fornecedor específico.

Com o menor aprisionamento do fornecedor, as empresas obtêm autonomia para atender às suas necessidades de negócios em constante mudança de desempenho, segurança e retorno sobre os investimentos.

5. Gerenciamento de risco aprimorado

Uma estratégia multicloud incorpora a filosofia por trás do antigo provérbio que diz não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta.

Apesar dos fornecedores normalmente oferecerem pelo menos 99,5% de disponibilidade como parte de sua garantia de SLA, é impossível ter 100% de certeza que eles sempre estarão aptos a cumprir essa cláusula.

Por isso, é aconselhável que sua empresa distribua sua carga de trabalho em várias plataformas em nuvem. Isto é, com cada uma oferecendo a mesma garantia de alta disponibilidade.

Se a possibilidade de interrupção de serviço de um provedor é baixa, ao utilizar vários sua empresa passa ter uma segurança redobrada.

A estratégia multicloud certa para sua empresa

Agora que você já conhece as vantagens de uma estratégia multicloud, chegou a hora de dar o próximo passo e desenvolver uma que atenda às necessidades específicas da sua empresa.

De fato, o planejamento de uma estratégia de várias nuvens não é uma tarefa fácil. Muitas empresas tradicionais ainda lidam com sistemas de TI legados, estruturas locais e fornecedores de hardware. Esse é apenas um dos motivos que resultam na falha de uma estratégia multicloud.

Por isso, o mais recomendável é recorrer a uma consultoria competente que ofereça o conhecimento necessário para a adoção de uma estratégia sob medida, de acordo com as suas necessidades.

Com o conhecimento certo, você poderá obter agilidade completa e mobilidade de carga de trabalho entre plataformas de nuvens de forma heterogênea e, assim, obter todos os benefícios que essa abordagem pode oferecer.

Além disso, sua empresa será instruída a adotar as ferramentas apropriadas para monitorar e gerenciar seu ambiente ambiente de múltiplas nuvens em um só lugar.

Se você deseja implementar uma estratégia multicloud sob medida para sua empresa, entre em contato com a Netcenter. Somos uma empresa especializada em capacitar corporações para que elas possam utilizar as melhores tecnologias da forma mais eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *