Como a ITIL V3 pode ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
Muitas organizações enfrentam desafios na sua infraestrutura de TI que vão além da atenção dispensada à sua área de negócio propriamente dita. Em muitos casos, não existe um projeto de TI bem implantado para dar o suporte necessário para o negócio.
Indisponibilidade de serviços e sistemas, lentidão, paradas inesperadas ou ataques externos são apenas alguns exemplos de ambientes que precisam urgentemente de atenção. Nesse contexto, a ITIL V3 vem para estabelecer uma coleção de melhores práticas de TI, e seu objetivo é minimizar a ocorrência de fatores que possam comprometer a continuidade do negócio.
Quer saber como esses benefícios podem podem ser usados a favor do seu negócio? Então confira o post de hoje:
Atingindo seus objetivos utilizando a ITIL V3
A ITIL estabelece as melhores práticas de TI por meio de 5 livros que abordam como a TI deve ser implantada e mantida. São eles:
1. Estratégia de Serviço
Define os requisitos do negócio. Alinhada à gestão financeira, estabelece parâmetros para:
- A gestão do negócio;
- O levantamento de requisitos;
- O planejamento.
2. Desenho do Serviço
Trata do desenho do serviço, seu catálogo, sua definição de segurança e relacionamento com os fornecedores.
3. Transição do Serviço
Estabelece as melhores práticas para gerir as mudanças no sistema, desde a infraestrutura a versão de software, minimizando impactos indesejados e estabelecendo um plano de contingência para recuperação do ambiente em caso de uma atualização mal sucedida. Também prevê a geração da base de conhecimento como biblioteca de consulta e transmissão do conhecimento.
4. Operação de Serviço
É a parte responsável pelo monitoramento e tratamento de incidentes no ambiente, e sua função é garantir a continuidade e alta disponibilidade dos processos. Está ligada à implantação da Central de Serviços de um sistema de monitoramento contínuo da estação.
5. Melhoria Continuada
Por meio da análise de resultados, oferece diretrizes para melhoria do ambiente, ajustes e atualizações com o objetivo de atender ao ciclo conhecido como PDCA (do inglês, Plan, Do, Check e Act: Planejar, Executar, Checar e Agir).
Utilizando as melhores práticas contidas na ITIL
O uso de um firewall gerenciado
Uma das questões mais importantes na atualidade, e que deve estar sempre no centro da atenção do gestor, diz respeito à segurança do ambiente de TI. A implantação de um ambiente monitorado, com um firewall gerenciado, por exemplo, é indispensável para garantir a segurança do perímetro.
A ITIL estabelece, como melhores práticas, manter um nível de segurança que visa atender à necessidade do negócio e, ao mesmo tempo, minimizar ao máximo a ocorrência de problemas de invasão, captura de dados ou ataques que podem tirar o portal da empresa do ar, entre outras funções.
A necessidade de segurança da informação
Sabemos que a Internet é, hoje, uma ferramenta indispensável em qualquer setor do mercado. Assim, torna-se imprescindível garantir a segurança da informação como parte estratégica para o sucesso de qualquer empreendimento.
A importância do monitoramento de rede
Um ambiente monitorado resulta em mais segurança. Consequentemente, ao gestor pode ter seu foco direcionado ao negócio e planejamento futuro na estratégia de crescimento da empresa.
Nesse sentido, ter um parceiro encarregado de monitorar o ambiente, ajudando a empresa a atingir seus objetivos de mercado, é uma ação estratégica e fundamental para o crescimento saudável do negócio.
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