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Como a ITIL V3 pode ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa

Como a ITIL V3 pode ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa

 

Muitas organizações enfrentam desafios na sua infraestrutura de TI que vão além da atenção dispensada à sua área de negócio propriamente dita. Em muitos casos, não existe um projeto de TI bem implantado para dar o suporte necessário para o negócio.

Indisponibilidade de serviços e sistemas, lentidão, paradas inesperadas ou ataques externos são apenas alguns exemplos de ambientes que precisam urgentemente de atenção. Nesse contexto, a ITIL V3 vem para estabelecer uma coleção de melhores práticas de TI, e seu objetivo é minimizar a ocorrência de fatores que possam comprometer a continuidade do negócio.

Quer saber como esses benefícios podem podem ser usados a favor do seu negócio? Então confira o post de hoje:

 

Atingindo seus objetivos utilizando a ITIL V3

A ITIL estabelece as melhores práticas de TI por meio de 5 livros que abordam como a TI deve ser implantada e mantida. São eles:

 

​1. Estratégia de Serviço

Define os requisitos do negócio. Alinhada à gestão financeira, estabelece parâmetros para:

  • A gestão do negócio;
  • O levantamento de requisitos;
  • O planejamento.

 

2. Desenho do Serviço

Trata do desenho do serviço, seu catálogo, sua definição de segurança e relacionamento com os fornecedores.

 

3. Transição do Serviço

Estabelece as melhores práticas para gerir as mudanças no sistema, desde a infraestrutura a versão de software, minimizando impactos indesejados e estabelecendo um plano de contingência para recuperação do ambiente em caso de uma atualização mal sucedida. Também prevê a geração da base de conhecimento como biblioteca de consulta e transmissão do conhecimento.

 

4. Operação de Serviço

É a parte responsável pelo monitoramento e tratamento de incidentes no ambiente, e sua função é garantir a continuidade e alta disponibilidade dos processos. Está ligada à implantação da Central de Serviços de um sistema de monitoramento contínuo da estação.

 

5. Melhoria Continuada

Por meio da análise de resultados, oferece diretrizes para melhoria do ambiente, ajustes e atualizações com o objetivo de atender ao ciclo conhecido como PDCA (do inglês, Plan, Do, Check e Act: Planejar, Executar, Checar e Agir).

Utilizando as melhores práticas contidas na ITIL

 

O uso de um firewall gerenciado

Uma das questões mais importantes na atualidade, e que deve estar sempre no centro da atenção do gestor, diz respeito à segurança do ambiente de TI. A implantação de um ambiente monitorado, com um firewall gerenciado, por exemplo, é indispensável para garantir a segurança do perímetro.

A ITIL estabelece, como melhores práticas, manter um nível de segurança que visa atender à necessidade do negócio e, ao mesmo tempo, minimizar ao máximo a ocorrência de problemas de invasão, captura de dados ou ataques que podem tirar o portal da empresa do ar, entre outras funções.

 

A necessidade de segurança da informação

Sabemos que a Internet é, hoje, uma ferramenta indispensável em qualquer setor do mercado. Assim, torna-se imprescindível garantir a segurança da informação como parte estratégica para o sucesso de qualquer empreendimento.

 

A importância do monitoramento de rede

Um ambiente monitorado resulta em mais segurança. Consequentemente, ao gestor pode ter seu foco direcionado ao negócio e planejamento futuro na estratégia de crescimento da empresa.

Nesse sentido, ter um parceiro encarregado de monitorar o ambiente, ajudando a empresa a atingir seus objetivos de mercado, é uma ação estratégica e fundamental para o crescimento saudável do negócio.

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