5 razões para fazer monitoramento de rede na sua empresa

Atualmente, é de extrema importância fazer o monitoramento de rede de uma empresa. Afinal, é por meio dela que se realiza a troca de informações entre os seus computadores e servidores. Por isso, é essencial que a equipe de TI faça um acompanhamento de perto, a fim de a rede sempre apresentar um bom desempenho.

No post de hoje, você vai conhecer 5 razões para fazer o monitoramento e controle de tráfego da rede da organização. Acompanhe o artigo e entenda!

 

1. Detecção automática de falhas no sistema

Quando é realizado o monitoramento de rede na empresa, os responsáveis pela área de TI são informados sobre possíveis falhas no sistema por meio de alertas enviados de forma automática via e-mail.

Isso faz com que a equipe se mantenha atualizada acerca do desempenho e do tráfego da rede corporativa a partir de qualquer lugar, o que permite a detecção de problemas e possíveis falhas de forma automatizada.
&nbsp

2. Solução de problemas de rede

A partir da detecção automática de problemas por meio do monitoramento de rede, é possível efetuar correções no sistema de maneira mais rápida e com eficácia.

Isso ocorre porque os colaboradores da área de TI já recebem a identificação do dispositivo responsável pela falha no tráfego de rede, o que acelera o tempo de resolução do problema.
&nbsp

3. Identificação de padrões

Com o passar do tempo, a rede corporativa de uma empresa apresenta naturalmente alguns atrasos e falhas em sua rede. E, caso não seja realizado o seu monitoramento, alguns padrões de falhas podem passar totalmente despercebidos pelo responsável pela área de TI.

Por meio de um monitoramento profissional, é possível identificar os padrões de falhas e traçar planos, definindo ações de melhoria e para aumento do desempenho no tráfego de rede da empresa.
&nbsp

4. Manutenção programada

Quando a empresa faz o monitoramento de sua rede corporativa, é possível efetuar manutenções de rede programadas, que podem ser realizadas fora do horário de trabalho, de maneira que a organização não tenha necessidade de interromper os seus trabalhos para corrigir problemas.

Assim, não haverá prejuízos com a manutenção corretiva, já que o monitoramento de rede permite a realização de correções antes mesmo que os problemas causem prejuízos, o que ajuda a companhia a fazer a manutenção preditiva com maior tranquilidade, além de evitar falhas e gastos desnecessários.
&nbsp

5. Visualização do desempenho do sistema

Ao monitorar a rede da empresa, a equipe de TI tem uma maior e melhor visualização do desempenho de seu sistema e de suas vulnerabilidades. Por isso, as ferramentas voltadas para esse fim, facilitam a tomada de decisões por parte do gestor da área.

Com todas essas facilidades, é possível perceber como o monitoramento de redes é importante para o trabalho estratégico da equipe de TI, facilitando a tomada de decisões e buscando soluções tecnológicas para problemas, antes mesmo que eles ocorram.
&nbsp

Ausência do monitoramento de rede: Consequências e Prejuízos

Quando os softwares e hardwares da organização apresentam problemas com frequência, por não existir o monitoramento de rede, isso gera diversas consequências e prejuízos, tais como:

  • quedas de rede periódicas;
  • perda de informações importantes;
  • maiores gastos com manutenção corretiva de servidores de rede;
  • lentidão para identificar problemas;
  • possíveis paradas nos trabalhos dos funcionários, o que gera prejuízos financeiros para a empresa como um todo.

&nbsp
Para efetuar o gerenciamento e o monitoramento de todos os dados que trafegam pela rede corporativa, o ideal é que ele seja realizado de maneira profissional e automatizada, permitindo um controle eficaz e de qualidade.

Gostou do conteúdo? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe a sua opinião ou experiência sobre o monitoramento de rede nos comentários!

1 Comment

  • Wudson

    17 de fevereiro de 2017 - 08:54

    Olá, bom dia!
    Li a matéria sobre monitoramento de rede na empresa.

    Gostaria de saber como é realizado o monitoramento de rede, ferramentas e equipamentos utilizados.

    Poderiam enviar para mim, informações detalhadas?
    e-mail wudson.gomes@zamboni.com.br

Leave a comment

Your email address will not be published.