O que Considerar ao Escolher um Serviço de Backup?

Em um cenário em que informações representam o limite entre sucesso e fracasso, a proteção de dados se torna essencial para manter a competitividade de uma organização. Informação é um recurso estratégico e precisa ser protegida acima de tudo.

Para garantir que os dados estejam de fato protegidos, é preciso escolher um serviço de backup eficiente. Pensando em auxiliar nessa questão, separamos para você algumas informações que devem ser consideradas para escolher o melhor serviço para sua empresa. Confira!

 

Planejamento do backup

O planejamento do backup deve ser elaborado em cima da estratégia de TI já estabelecida na empresa, respeitando os recursos de infraestrutura e orçamento. Essa é a etapa em que serão definidas as necessidades da empresa, os gastos que poderão ser feitos e o cronograma de implantação do sistema de backup.

 

Eficiência do backup

Um backup eficiente é feito pautado em três pilares:

  • Integridade: os dados devem estar íntegros, inalterados, em perfeitas condições de uso;
  • Confiabilidade: a escolha do equipamento utilizado e do armazenamento do backup devem ser confiáveis, tendo a certeza de que eles funcionarão sempre que for necessário restaurar os arquivos;
  • Disponibilidade: os dados devem estar disponíveis para serem restaurados o mais rápido possível, sem prejuízos.

Tipos de Backup

Podemos definir basicamente dois tipos de backup: local ou em nuvem.

Backup local

A cópia dos dados pode ser feita em mídia local, podendo ser um pendrive, HD externo ou repartição no mesmo HD. Pode ainda ser realizada em um servidor alocado na mesma rede para garantir um pouco mais de segurança.

Essa forma de backup previne perdas de dados com possíveis paradas da máquina local, como problemas de sistema. A primeira vez que este backup for realizado o processo será demorado, pois serão criadas as primeiras cópias de todos arquivos e dados. A tendência é que nas próximas vezes o processo seja mais rápido já que apenas substituirá os arquivos alterados.

 

Backup em nuvem

O backup em nuvem é o que há de mais moderno no mercado. Nesse modelo os dados são transmitidos através da internet e armazenados seguramente em datas centers espalhados pelo mundo. A proteção das informações em caso de eventuais danos físicos nas máquinas locais é um diferencial que deve ser considerado.

 

Serviços para backup em nuvem

A migração do armazenamento de dados em discos rígidos para sua alocação em serviços de Cloud Computing ou armazenamento em nuvem exige o desenvolvimento de novos recursos de proteção, como sistemas de backups periódicos e hierarquizações de acesso. Além de desenvolvimento de sistemas de detecção especializados em nuvem, os quais deverão ser comercializados por sistema pay-per-use (SaaS, Software as a Service ou, nesse caso específico, Segurança como Serviço).

 

Como escolher um modelo de serviço de backup?

Antes de decidir por um serviço de backup para sua empresa, algumas considerações devem ser feitas, como as opções de serviços disponíveis no mercado, as aplicações desses serviços para seus negócios e quais as vantagens que eles oferecem para atender da melhor maneira os requisitos técnicos necessários.

Outro ponto a ser avaliado no momento da escolha é conhecer a empresa que está se propondo a fornecer o serviço. É importante saber quem são seus principais clientes, sua equipe, certificações e infraestrutura do data center. Tendo essas informações, a escolha poderá ser feita com maior confiabilidade nos serviços e na empresa a ser contratada, garantindo assim que todas suas necessidades serão atendidas.

 

Além disso, avaliar os requisitos o modelo de negócio é crucial para que você consiga utilizar essa tecnologia de maneira eficiente. Vale ressaltar que é preciso entender o modelo de tarifação, seja ele por hora ou mensal, a incidência de impostos em cima do serviço e se tudo isso está sendo cobrado e recolhido de acordo com a legislação brasileira.

Atente-se ainda se a empresa a ser contratada atende à Norma Técnica ABNT NBR ISO/IEC 27002, que regulamenta a maneira como os backups são feitos aqui no Brasil.

 

Agora que você já sabe como escolher um serviço de backup, entre em contato conosco para que possamos oferecer a melhor solução para a sua empresa!

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.